A Casa das Camélias foi um projeto desafiante para a TRAMA arquitetos, dadas as características do terreno, nomeadamente a sua dimensão e morfologia.
O principal objetivo foi criar um volume que se destacasse na envolvente, que não tem qualquer característica de relevo, e em simultâneo, se encaixasse num terreno com um perfil natural irregular e com uma inclinação bastante acentuada.
Uma vez que o terreno era constituído por dois lotes muito estreitos, o conceito passou pela criação de um projeto conjunto de duas moradias geminadas, dando a sensação de uma casa única.
Com esse princípio definido, a implantação do conjunto foi trabalhada com um ajuste equilibrado entre cotas de soleira e o pé-direito do piso inferior. De forma a tirar o maior partido do terreno e da exposição solar, as zonas sociais e privadas foram projetadas apenas no piso superior, criando pequenos espaços para possibilitar a entrada de luz natural nos vários compartimentos, estabelecendo um equilíbrio bastante rigoroso entre interior e exterior.
Este projeto reflete bastante a filosofia da TRAMA arquitetos, onde a materialidade enfatiza todo o aspeto arquitetónico pretendido. Neste projeto, a conjugação entre diferentes texturas, como o betão aparente, a madeira e o metal, em consonância com o verde, confere um conforto visual e a integração na envolvente.