A Casa Vilarinha tinha como objetivo a criação de uma habitação singular que se integrasse na vegetação circundante, uma área de malha densa e característica da cidade do Porto.
O projeto procurava criar uma relação entre a cidade e a casa de modo a potenciar diferentes momentos sobre as vistas privilegiadas para uma paisagem urbana única.
A casa insere-se numa trama urbana com características mais rurais. Traçando um eixo transversal, em frente à habitação temos um jardim rico em carvalhos e pinheiros para que todos os vãos da casa abram para um elemento verde.
Para esta construção optamos por utilizar materiais naturais para criar uma simbiose entre a casa e o seu contexto, recorrendo à plasticidade do betão aparente, com a leveza do tom amarelo que, combinado com o tom quente do ripado de madeira, gera um contraste natural. Tudo isto conjuga-se com a nogueira dos interiores e o veio rico da pedra escolhida para os pavimentos interiores.
O resultado foi uma construção distinta e intemporal, em harmonia com o seu meio, sem descurar o traçado arquitetónico das formas e a sua funcionalidade.