O Empreendimento Fraião é constituído por seis habitações unifamiliares em banda, cada uma com três pisos, que acompanham o decurso da rua, situadas numa encosta rochosa de Braga.
Um dos objetivos era usufruir das vistas sobre a cidade pelo que foi a criado de um logradouro na frente do terreno. De modo a conferir privacidade à zona social foi desenhado um embasamento a todo o comprimento da rua, o que criou também a ilusão de que as casas tinham apenas dois pisos.
O espaço de lazer tem uma harmonia que é criada entre o corpo em betão aparente dos quartos, que se estende num eixo perpendicular à longitude do piso inferior, com o programa social do piso intermédio, e ainda com a densidade do piso térreo, que unifica o conjunto.
O piso superior forma um alpendre no espaço exterior ao envidraçado da sala e cozinha, que permite usufruir do jardim e da piscina com vista para a cidade. Este espaço liga-se ao embasamento das casas através de dois pilares de ferro que se abrem em “V”.
Para estas casas foram usados materiais de baixa manutenção, mas de elevada durabilidade, que originam num contraste entre o tom cinzento do betão aparente e os tons térreos do xisto e do aço corten conjugados nos pisos inferiores.