O empreendimento Pátios D’Este é um loteamento com 14 habitações unifamiliares em banda, distribuídas pelos dois lados de uma rua.
O projeto procura tirar partido da vista privilegiada para o Bom Jesus, abrindo as casas à paisagem sobre a montanha, ao mesmo tempo que as resguarda, desconstruindo a imagem típica de habitação em banda.
Para tal efeito, o piso térreo, converte-se num embasamento revestido a xisto negro, sem aberturas para a rua, onde se encontram os quartos.
De modo a remeter para uma tipologia de habitação individual o embasamento foi pintado a branco, intermediado por um ripado vertical de madeira, juntamente com a ausência de muros na frente dos lotes.
A construção foi pensada de modo a potenciar uma área mais privada e com melhor exposição solar no logradouro de cada lote. O interior é constituído por dois pátios, que preenchem de luz o hall de entrada e a zona das escadas que ligam os dois pisos.
O perímetro do loteamento é encerrado por um muro em granito da região, que enquadra todo o complexo, harmonizando-o com a memória da identidade rural do seu contexto.